Sedentarismo

Você é Sedentário?

Sedentário é sinônimo de inativo, parado e quieto. É a condição de quem não pratica atividade física e portanto tem um baixo consumo de calorias com suas rotinas diárias.  É a doença da Modernidade.

Bastam 30 minutos de atividade física por dia, três vezes na semana para deixarmos de ser Sedentários mas algumas estatísticas dão conta de que mais de 60% das pessoas são sedentários.

O Sedentarismo só vem a agravar o risco de ocorrência de doenças cardiovasculares com o Infarto do Miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral. Contribui decisivamente para o surgimento da Obesidade, da Hipertensão Arterial, do Diabetes Mellitus, do aumento dos níveis séricos de Colesterol e dos Triglicérides.

A inatividade física reduz o seu fôlego e limita consideravelmente o seu desempenho nas tarefas diárias que exijam algum esforço. Assim quando o seu desempenho sexual não estiver a contento, lembre-se que para tal Você precisa ter uma boa capacidade aeróbica, o que não muito comum no indivíduo sedentário.

Após a realização de uma cirurgia para a instalação de pontes de safena, para a revascularização do músculo cardíaco , os médicos determinam assim que possível um processo de reabilitação onde o paciente é direcionado para a prática de exercícios físicos periodicamente.

Por que não começar antes desta situação crítica? Temos esperar alguma catástrofe acontecer para realizarmos um procedimento tão básico? Não é obrigatório se matricular em uma academia de ginástica. Faça pequenas caminhadas perto da sua casa com regularidade. Já é um bom começo. Procure ajuda de um Médico da sua Confiança, converse com um Fisioterapeuta ou com um Profissional de Educação Física. Tente!

Lembre-se: dia 05 de abril é comemorado como o dia Mundial da Atividade Física mas pouca gente sabe disso.

Uma ideia sobre “Sedentarismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>